Blog do Pareto

Porque as pessoas compram iPhone e  Mercedes-Benz?

O que faz um consumidor optar por um iPhone e não outro smartphone, como Xiaomi? Na verdade, ambos foram criados para fazer a mesma coisa, portanto qual o sentido de alguém pagar mais por algo por um produto com versões similares no mercado?  A resposta está na reputação da marca que só acontece com  Brand Postioning.

As pessoas compram racionalizando escolhas que não são racionais.  Por isso que gigantes como Mercedes-Benz comunicam que seus veículos são mais confortáveis, seguros e duráveis que a concorrência, alocando motivos racionais em um produto que vale R$ 200 mil com as mesmas funções de um carro popular:

”A Mercedes-Benz possui este conceito de veículos cada vez mais adaptáveis e que oferecem modernidade e sofisticação para condutores e passageiros. O comprador está adquirindo segurança, um veículo equipado com controles de estabilidade e de tração, além de airbags por todo o veículo. Não é apenas ir do ponto A para o ponto B” exemplifica  Gerardo Arancioni, da Affare Fatto e da Pareto Package, um dos maiores especialistas de Brand Positioning na América Latina.

Comunique-se para mostrar suas razões
Para alcançar este patamar de vender mais caro um mesmo produto que já exista no mercado, a grande jogada começa pela comunicação, em apresentar-se como a melhor opção para seus clientes mostrando benefícios. Essa comunicação é a base  do posicionamento de marca:

“Quando a Apple lança uma nova versão do iOS, todos os aparelhos compatíveis a recebem no mesmo dia, ou seja, é um diferencial em não ter que se preocupar em parar o que esta fazendo para atualizar seu iPhone. É um exemplo do cuidado extra que a marca tem com seus consumidores e todos eles sabem o que estão comprando. O posicionamento da marca é muito eficaz.”.

Por fim, Gerardo aponta que as grandes marcas estão absolutamente comprometidas com a solução do problema de seus clientes de maneira apaixonada, e esse cuidado faz com que um iPhone seja tão procurado por seus consumidores!  Mas esse cuidado todo precisa ser comunicado de forma adequada, para poder fazer parte do DNA da marca.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *